quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Tipologia e Gêneros Textuais

TIPOLOGIA TEXTUAL



Quando falamos em tipos de textos, normalmente nos limitamos a tripartição, sob o enfoque tradicional: Descrição, Narração e Dissertação. Vamos um pouco mais além no intuito de conhecer um pouco mais sobre este assunto.

TEXTO DESCRITIVO

A descrição usa um tipo de texto em que se faz um retrato falado de uma pessoa, animal, objeto ou lugar. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora, dando ao leitor uma grande riqueza de detalhes.
A descrição, ao contrário da narração, não supõe ação. È uma estrutura pictórica, em que os aspectos sensoriais predominam. Assim como o pintor capta o mundo exterior ou interior em suas telas, o autor de uma descrição focaliza cenas ou imagens, conforme o permita sua sensibilidade.
Quanto à descrição de pessoas, podemos atribuir-lhes características físicas ou psicológicas.

TEXTO NARRATIVO


Esta é uma modalidade textual em que se conta um fato, fictício ou real, ocorrido num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado.
Em geral, a narrativa se desenvolve na prosa. O narrar surge da busca de transmitir, de comunicar qualquer acontecimento ou situação. A narração em primeira pessoa pressupõe a participação do narrador ( narrador personagem) e em terceira pessoa mostra o que ele viu ou ouviu ( narrador observador ).
Na narração encontramos ainda os personagens ( principais ou secundários ), o espaço ( cenário) e o tempo da narrativa.


TEXTO DISSERTATIVO


Neste tipo de texto há posicionamentos pessoais e exposição de idéias. Tem por base a argumentação, apresentada de forma lógica e coerente a fim de defender um ponto de vista. Assim, a dissertação consiste na ordenação e exposição de um determinado assunto. É a nossa conhecida “redação” de cada dia. É a modalidade mais exigida nos concursos, já que exige dos candidatos um conhecimento de leitura do mundo, como também um bom domínio da norma culta.
Está estruturada basicamente assim:
1. Idéia principal ( introdução )
2. Desenvolvimento ( argumentos e aspectos que o tema envolve )
3. Conclusão ( síntese da posição assumida )



TEXTO EXPOSITIVO

Apresenta informações sobre determinados assuntos, expondo idéias, explicando e avaliando. Como o próprio nome indica, ocorre em textos que se limitam a apresentar uma determinada situação.
As exposições orais ou escritas entre professores e alunos numa sala de aula, os livros e as fontes de consulta, são exemplos maiores desta modalidade.


TEXTO INJUNTIVO

Este tipo de texto indica como realizar uma determinada ação. Ele normalmente pede, manda ou aconselha. Utiliza linguagem direta, objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo.
Bons exemplos deste tipo de texto são as receitas de culinária, os manuais, receitas médicas, editais , etc.



GÊNEROS TEXTUAIS



Muitos confundem os tipos de texto com os gêneros. No primeiro, eles funcionam como modos de organização, sendo limitados. No segundo, são os chamados textos materializados,encontrados em nosso cotidiano. Eles são muitos, apresentando características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição conteúdo e canal.
Assim, quando se escreve um bilhete ou uma carta, quando se envia ou recebe um e-mail ou usamos o Orkut ou MSN, estamos utilizando diversos gêneros textuais.



Tipos Textuais

Descrição
Narração
Dissertação
Exposição
Injunção


Gêneros Textuais

Bilhete
Carta pessoal, comercial
Diário, agenda, anotações
Romance
Blog, e-mail,Orkut, MSN
Aulas
Reuniões
Entrevistas
Piadas
Cardápio
Horóscopo
Telegrama, telefonema
Lista de compras, etc.

34 comentários:

  1. nossa, obrigado, assim ficou mais facil!!!

    ResponderExcluir
  2. Ajudou muito!!! Tenho prova amanhã sobre isso!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!!! Descobri hoje a diferença entre tipologia e generos textuais.

    ResponderExcluir
  4. MUITO OBRIGADA EU ESTOU FAZENDO TRABALHO...

    ResponderExcluir
  5. me salvou hahaha .. valeu

    ResponderExcluir
  6. pela primeira vez descobri realmente a grande diferenca entre genero e tipologia textual, valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  7. muito obrigada , professor nota 10 *-*

    ResponderExcluir
  8. Gostei, tirei minhas duvidas! :-)

    ResponderExcluir
  9. Ai que bom esse post ! Me ajudou bastante :)
    Obrigada , continue sempre assim ...

    ResponderExcluir
  10. Adorei, ficou bem mais fácil de entender...
    Me ajudou bastante, muito obrigada, valeu mesmo...

    ResponderExcluir
  11. Valeu, foi muito aproveitoso.

    ResponderExcluir
  12. muito legal.
    Gostei...eu estou estudando para uma prova e esse site me ajudou bastante,muito obrigado.
    abraço.

    ResponderExcluir
  13. Mto bom, explicações claras e concisas.

    ResponderExcluir
  14. parabéns pela explicação...nem apostilas da faculdade explicam tão bem assim.valeu!

    ResponderExcluir
  15. Adorei , acho que agora da pra eu finalmente tirar 10 na minha prova , além de bem detalhado , ainda usou uma linguagem comum do dia-a-dia. Realmente AMEI !

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela maneira que é feita a axplicação. Muito bom.

    ResponderExcluir
  17. nossa muito boa essa esplicacao, muito clara mesmo, ja tinha lido bastante mas sempre a linguagem era bem complicada e eu nao entendia nada muito obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns professor. Se todos utilizassem dessa clareza, português certamente seria mais fácil.

    ResponderExcluir
  19. querido Eron amei essa página pois vou fazer um concurso na minha cidade e com certeza tirei dúvidas e aprendir também sobre o assunto, valeu!!! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. Mto, mto bom!!
    Muitíssimo obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Até agora este blog está sendo o melhor site de apresentação sobre este assunto.

    Parabéns, PROFESSOR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei amei amei...
      esse blog e super legal,tá me ajudando bastante nos trabalhos.

      Excluir
  22. Me ajudou demais a enteder um pouco dessa parte do português.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela clareza, Deus continue te abençoando.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  24. Obrigado professor, forma simples e objetiva de ensinar. Deve ser prazeroso tê-lo como professor.

    ResponderExcluir
  25. Professor parabéns pela explicação foi muito clara me ajudou muito. Se todos soubessem como é bom quando entendemos um assunto. Valeu mesmo...

    ResponderExcluir
  26. Excelente artigo, Prof.Eronildo. De fácil compreensão e direto ao objetivo. Parabéns e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Nossa!Eu estava precisando disso, me ajudou muito, valeu mesmo, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  28. Muito obrigado, explicou por texto muito melhor do que minha professora na aula.

    ResponderExcluir
  29. Sua explicação é excelente.Agradeço a Deus, pela sua vida.

    ResponderExcluir
  30. MUITO OBRIGADA, POIS SUA EXPLICAÇÃO FOI ÓTIMA PARA TIRAR MINHAS DÚVIDAS.

    ResponderExcluir