quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Textos: Tipos e Exemplos

TEXTO DESCRITIVO




“Ali naquela casa de muitas janelas e bandeiras coloridas vivia Rosalina. Casa de gente de casta, segundo eles antigamente. Ainda conserva a imponência e o
porte senhorial, o ar solarengo que o tempo de todo não comeu. As cores das janelas e da porta estão lavadas de velhas, o reboco caído em alguns trechos como grandes placas de ferida, mostra mesmo as pedras e os tijolos e as taipas de sua carne e ossos, feitos para durar toda a vida; vidros quebrados nas vidraças, resultado do ataque da meninada nos dias de reinação, quando vinham provocar Rosalina ( não de propósito e ruindade, mas sem-que-fazer de menino ), escondida detrás das cortinas e reposteiros; nos peitoris das sacadas de ferro rendilhado, formando flores estilizadas, setas, volutas, esses e gregas, faltam muitas das pinhas de cristal facetado cor-de-vinho que arrematavam nas cantoneiras a leveza daqueles balcões.”

( DOURADO, Autran. Ópera dos mortos. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1975, p. 1-2. )






TEXTO NARRATIVO



O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro.
Não seria muito fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel, o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha; na pressa da viagem esquecera os documentos.
O viajante tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante . no terceiro hotel também não havia vagas. No quarto – que era mais uma modesta hospedaria – havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. No hotel seguinte também não havia vaga , e o gerente, metido a engraçado, disse para hospedarem-se ali perto numa manjedoura, pois, apesar de não ser confortável, não pagariam diária. Para surpresa do gerente, o viajante achou a idéia boa e até agradeceu.
Não demorou muito, apareceram os três reis magos, perguntando sobre um casal de forasteiros. E foi aí que o gerente começou a achar que talvez tivesse perdido os hóspedes mais importantes já chegados a Belém de Nazaré.

( SCLIAR, Moacyr. A massagista japonesa. Porto Alegre: L&PM, 1984, p. 49-50 )



TEXTO DISSERTATIVO


Conhecimento científico e tecnologia


Em sentido amplo, conhecimento é o atributo que tem o homem de reagir frente ao que o cerca. Dessa forma, podemos distinguir três tipos de conhecimento: o empírico, o científico e o filosófico.
Com relação ao primeiro, constatamos que, através dele, se apreende a aparência das coisas.Assim, observamos que o conhecimento empírico está situado na esfera do particular.
Quanto ao conhecimento filosófico, percebemos que o mesmo vai buscar a essência do ser, já que o cientista, permanecendo na faixa di físico, não consegue atingi-la.
Em se tratando, porém, do conhecimento científico, observamos que o mesmo é orientado, sistemático e formal. A pesquisa científica exige método e ordenação. Conhecer alguma coisa é analisá-la profundamente, obedecendo a uma série de etapas e fatores. Essa persistência na busca é que vai permitir ao espírito científico equacionar os problemas.
Ciência e tecnologia precisam caminhar juntas, pois são dois seres que se completam, formando um todo homogêneo que, em última análise, deveria visar ao progresso do homem e ao bem comum.
Assim, concluímos que, se o conhecimento empírico é insuficiente para chegarmos aos universais, o conhecimento científico, embora suporte da tecnologia, apresenta as suas limitações. E, para se autojustificar, necessita do amparo de um conhecimento mais alto: o filosófico.





TEXTO INJUNTIVO


Instalando os cartuchos HP na impressora.

1.Verifique o conteúdo da caixa.
2.Após conectar o cabo de instalação, ligue a impressora.
3.Carregue papel branco comum.
4.Pressione o botão ligar.
5.Abra a porta dos cartuchos e verifique se o carro de impressão está no centro.
6.Remova as fitas adesivas dos cartuchos.
7.Segure os cartuchos com o logotipo para cima.
8.Insira-os nos slots, certificando-se de empurrá-los até ouvir um “clic”.
9.feche a porta dos cartuchos de impressão.
10.Aguarde alguns instantes até que a página de alinhamento seja impressa.
11.Coloque-a voltada para baixo no vidro da impressora e feche a tampa.
12.Pressione o botão “digitalizar”.
13.Aguarde até que a luz verde pare de piscar. A impressora está pronta para o uso!

2 comentários: