sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Funções da Linguagem

Segundo a Teoria da Comunicação, toda mensagem tem uma finalidade predominante que pode ser a transmissão de informação, o estabelecimento puro e simples de uma relação comunicativa, a expressão de emoções, e assim por diante. O conjunto dessas finalidades tem sido entendido sob o rótulo geral de funções da linguagem. O lingüista russo Roman Jakobson, propôs, em 1969, um modelo explicativo para o processo de comunicação verbal baseado em seis fatores:



1. FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA

Dá ênfase ao contexto. O objetivo da mensagem é a transmissão de informação sobre a realidade ou sobre um elemento a ser designado. Aponta para o sentido real das coisas e dos seres. O trecho a seguir, com um conteúdo essencialmente informativo, exemplifica essa função.

“À noite, vemos a lua no céu”.

“Minúsculas lâminas de ouro encontradas em sítios arqueológicos na Escandinávia permitem que se saiba mais sobre a vestimenta, os cortes de cabelo e as práticas religiosas dos vikings”.


2. FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA

Dá ênfase ao emissor. O objetivo da mensagem é a expressão das emoções, atitudes, estados de espírito do remetente com relação ao que se fala.

“ Que lua maravilhosa!”...

“ Estou desesperado e sem saber o que fazer. Sem comida e sem água, todos estão doentes e não consigo sair da tenda”.



3. FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA

Dá ênfase ao receptor. O objetivo da mensagem é persuadir o destinatário, influenciando-o.

“O Brasil vive um momento ideal para que os planos se tornem ações e as teorias partam para a prática. Cada brasileiro comprou para si a briga contra a fome. E o povo brasileiro conta com o apoio da sua empresa nessa luta.
Esta é a hora de mostrar sua responsabilidade social para com as comunidades mais carentes. Alimentar o Brasil é trabalho para um país inteiro. Mãos à obra.”


4. FUNÇÃO FÁTICA OU DE CONTATO

Dá ênfase ao contato entre o emissor e o receptor. Visa a estabelecer, prolongar, ou interromper a comunicação e serve para testar a eficiência do canal.

“Alô, alô, astronautas. Vocês conseguem me ouvir?”

- Juca!
- E aí, meu...
- Beleza?
- É isso aí, mano!


5. FUNÇÃO METALINGUÍSTICA

Dá ênfase ao código. O objetivo da mensagem é falar sobre o própria linguagem. Consiste numa recodificação e passa a existir quando a linguagem fala dela mesma. Serve para verificar se emissor e receptor estão usando o mesmo repertório. Um exemplo evidente são as definições de verbetes encontrados nos dicionários.

“Lua: é o satélite natural da Terra.”

“Metalinguagem: linguagem que serve para descrever ou falar sobre uma outra linguagem, natural ou artificial.”


6. FUNÇÃO POÉTICA

Dá ênfase à mensagem. Aqui, a mensagem é mais centrada como fim do que meio. Opõe-se à função referencial porque nela predominam a conotação e o subjetivismo.

“A lua era um desparrame de prata.”

“Solidão é uma ilha com saudade de barco.”


Nos poemas, é muito freqüente a manifestação da função poética da linguagem. Ela também pode aparecer nos jogos de linguagem, nas propagandas.

OBS: É importante lembrar que uma mesma mensagem pode ter diferentes funções. Nesses casos, cabe identificar sua função principal, pois sempre há predominância de uma função sobre as demais.


EXERCÍCIOS

Identifique a função predominante nos trechos a seguir.

A) - Bom dia!
- Bom dia... ( Fática )


B) “Compre tecidos nas Casas José Araújo, onde quem manda é
o freguês!” ( Conativa/Apelativa )

C) “Ilha é uma porção de terra cercada de água por todos os lados.”
( Metalingüística )

D) “Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente”.
( Poética )

Um comentário: