quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Elementos da Comunicação

1. FONTE: é a origem da mensagem. Ao enviar um telegrama, será fonte o redator do mesmo.

2. EMISSOR: é quem envia a mensagem através da palavra oral ou escrita, gestos, expressões,desenhos etc. pode ser também uma organização informativa, como rádio, TV, estúdio cinematográfico. Ao enviar um telegrama, será emissor o telegrafista que codifica a mensagem.

3. MENSAGEM: é o que a fonte deseja transmitir, podendo se visual, auditiva ou audiovisual. Serve-se de um código que deve ser estruturado e decifrado. É preciso que a mensagem tenha conteúdo, objetivos e use canal apropriado. Num telegrama, por exemplo, a mensagem é o texto.

4. RECEPTOR: é um elemento muito importante no processo. Pode ser a pessoa que lê, que ouve, um pequeno grupo, um auditório ou uma multidão. Ao recebedor cabe decodificar a mensagem e dele dependerá, em termos, o êxito da comunicação. Temos que considerar, nesse caso, os agentes externos que independem do recebedor ( ruídos e entropia ). Ao enviar um telegrama, o recebedor será o telegrafista que decodifica a mensagem.

5. DESTINO: pessoa ou pessoas a quem a mensagem é dirigida. Ao ser enviado um telegrama, por exemplo, o destino será o destinatário.

6. CANAL: é a forma utilizada pela fonte para enviar a mensagem. Ele deve ser escolhido cuidadosamente, para assegurar a eficiência e o bom êxito da comunicação. O canal pode ser Natural, quando são utilizados os órgãos sensoriais. Tecnológico Espacial, quando leva a mensagem de um lugar para o outro, como o rádio, telefone, TV, fax, internet. Tecnológico Temporal, quando transporta a mensagem de uma época para outra, como os textos, livros, discos, fotografias, fitas gravadas.


7. CÓDIGO: é um conjunto de sinais estruturados. O código pode ser Verbal, quando utiliza a palavra falada ou escrita. Por exemplo, a língua portuguesa, inglesa, francesa. Não-verbal , quando não utiliza a palavra. Por exemplo gestos, sinais de trânsito, expressão facial etc.

8. RUÍDO: é toda interferência indesejável na transmissão de uma mensagem. Exemplo: um borrão na mensagem escrita , uma sirene durante um diálogo etc.

9. ENTROPIA: é a desorganização da mensagem. Durante um ato de comunicação, uma tradução, por exemplo, a mensagem chega truncada, com palavras fora de ordem. Exemplo: Eu menina uma vi.

OBS: Preste atenção, porque, muitas vezes, a fonte coincide com o emissor e o destino coincide com o receptor.


EXERCÍCIOS


De acordo com os textos abaixo, identifique os seguintes elementos da comunicação:


“ Um menino, jogando bola na rua, quebra a vidraça do Sr. Manuel. Furioso, ele grita :
- Moleque danado. Seu pai vai ter que pagar!
O garoto, então, foge em disparada.”

a. Emissor: Sr. Manuel
b. Mensagem: Moleque danado. Seu pai vai ter que pagar!
c. Receptor: O menino
d. Canal: Natural (A fala )
e. Código: Verbal ( Língua portuguesa )

“ Mary saiu cedo para o trabalho e deixou , na porta da geladeira, um bilhete para sua filha Suzy: ‘I Love you, darling!’.

a. Emissor: Mary
b. Mensagem: I love you, darling!
c. Receptor: Suzy
d. Canal: Tecnológico temporal ( a escrita/bilhete )
e. Código: Verbal ( Língua inglesa )

10 comentários:

  1. Muito bom. Me ajudou muito

    ResponderExcluir
  2. Valeu muito bom obrigado mesmo

    ResponderExcluir
  3. Conteúdo amplo e bem explicado. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns,muito bem explicado,me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  5. muito explicadinho
    Parabens

    ResponderExcluir
  6. obrigado você me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. noooooossa!! muito obrigada mesmo
    finalmente aprendi o conteudo
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  9. Eron,meu amigo que felicidade,estou preparando uma aula e achei uma atividade sua,profissional da mais alta competência.
    Beijos e saudade.

    Giselle Gemir

    ResponderExcluir