segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Vícios de Linguagem


Lembrando o professor Ronaldo Caldeira Xavier, ele escreveu que devemos entender por vício de linguagem qualquer transgressão à norma linguística. Os vícios de linguagem podem ocorrer no âmbito fonológico, morfológico ou sintático e, pela frequência da repetição entre os menos letrados, vêm a tornar-se hábitos inveterados. Hoje, é bem visível, que os vícios de linguagem estão arraigados mesmos entre aqueles que possuem bom nível de escolaridade e entre profissionais e estudantes de todas as áreas. A sequência abaixo mostra os principais vícios.

1) PLEONASMO VICIOSO

*Entrar para dentro

*Subir para cima

*Descer para baixo

*Sair para fora

2) AMBIGUIDADE/ANFIBOLOGIA

Ocorre pela falta de clareza, o que acarreta duplo sentido:

* Maria e Carlos foram à festa e levaram sua irmã.

* Estive em São Paulo logo que me casei duas vezes.

* Vi o sol surgir da janela do meu quarto no horizonte.

3) CACOFONIA/CACÓFATO

É a união de duas ou mais palavras que resulta em efeito sonoro desagradável.

*A irmã de Jane não era como ela.

*Paguei dez reais por cada CD.

*Mande-me já o relatório.

*A boca dela abriu-se num grito.

*Fui paraninfo dela na formatura.

4) BARBARISMO

É a pronuncia/grafia incorretas de uma palavra ou expressão.

*Cidadões, em vez de cidadãos.

*Húmido, em vez de úmido.

*Casa germinada, em vez de casa geminada.

*Rúbrica, em vez de rubrica.

*Embigo, em vez de umbigo.

*Estrupo, em vez de estupro.

5) ESTRANGEIRISMO

É o uso de uma palavra ou expressão estrangeira empregada no lugar de um termo correspondente na língua portuguesa.

*Chame meu chofer, por favor.

*Aqui está nosso menu, senhor.

*Quero meu drink sem gelo.

*É o melhor cowboy da fazenda.

*O show foi maravilhoso.

6) ARCAÍSMO

É o emprego de palavra ou expressão fora de uso.

*Vosmecê, em lugar de você.

*Ceroula, em lugar de cueca.

*Magote, em lugar de muitos, vários.

*Bigu, em lugar de carona.

7) COLISÃO

É o efeito sonoro desagradável, criado pela repetição de fonemas consonantais idênticos.

*O Papa Paulo VI pediu pela paz.

*Vovô Ivo comeu as uvas da vovó.

*O contratado assinou o contrato contrariado

8) ECO

É o efeito sonoro provocado pela sequência de palavras com a mesma terminação.

*Seu falar e seu andar me fazia sonhar.

*Houve tensão e aflição durante a recepção.

9) HIATO

É o efeito sonoro provocado pelo emprego de uma sequência de vogais.

· A plateia homenageia com faixas cheias de palavras feias.

10) PRECIOSISMO/REBUSCAMENTO

É o uso da linguagem artificial e muitas vezes vazia de ideias.

“Seu gesto altruísta e empreendedor ensombrece a existência dos demais mortais, que o têm como a figura máxima de nossa empresa, baluarte de nossas vitórias.”

11) NEOLOGISMO

É a criação de novas palavras ou expressões.

* Quando cheguei na cidade me senti todo agringalhado.

* Ninguém toca na minha bike. Ela é imexível.

12) SOLECISMO

Consiste em erro de sintaxe, seja de concordância, de regência ou de colocação.

* Vende-se casas. ( Vendem-se )

* Eu trouxe o livro, mas deixei ele no escritório. ( o deixei )

* Me traga um café. ( Traga-me )

Um comentário:

  1. Excelente resumo. Ajudou-me na dúvida que tive. Parabéns pela iniciativa. Abraços.

    ResponderExcluir