sábado, 10 de outubro de 2009

Estratégias de Leitura

Como a leitura faz inúmeras solicitações simultâneas ao cérebro, é necessário desenvolver, consolidar e automatizar habilidades muito sofisticadas para pertencer ao mundo dos que lêem com naturalidade e rapidez. Trata-se de um longo e acidentado percurso para a compreensão efetiva e responsiva, que envolve:· decodificação de signos;· interpretação de itens lexicais e gramaticais;· agrupamento de palavras em blocos conceituais;· identificação de palavras-chave;· seleção e hierarquização de idéias;· associação com informações anteriores;· antecipação de informações;· elaboração de hipóteses;· construção de inferências;· controle de velocidade;· focalização da atenção;· avaliação do processo realizado;· reorientação dos próprios procedimentos mentais.Um leitor ativo considera os recursos técnicos e cognitivos que podem ser desenvolvidos para uma leitura produtiva. A leitura não se esgota no momento em que se lê. Expande-se por todo o processo de compreensão que antecede o texto, explora-lhe as possibilidades e prolonga-lhe o funcionamento além do contato com o texto propriamente dito, produzindo efeitos na vida e no convívio com as outras pessoas.Há procedimentos específicos de seleção e hierarquização da informação como:· observar títulos e subtítulos;· analisar ilustrações; · reconhecer elementos para textuais importantes (parágrafos, negritos, sublinhados, deslocamentos, enumerações, quadros, legendas etc.);· reconhecer e sublinhar palavras-chave;· identificar e sublinhar ou marcar na margem fragmentos significativos; · relacionar e integrar, sempre que possível, esses fragmentos a outros; · decidir se deve consultar o glossário ou o dicionário ou adiar temporariamente a dúvida para esclarecimento no contexto;· tomar notas sintéticas de acordo com os objetivos.Há também procedimentos de clarificação e simplificação das idéias do texto como:· construir paráfrases mentais ou orais de fragmentos complexos; · substituir itens lexicais complexos por sinônimos familiares;· reconhecer relações lexicais/ morfológicas/ sintáticas. Utilizamos ainda procedimentos de detecção de coerência textual, tais como:
· identificar o gênero ou a macroestrutura do texto;· ativar e usar conhecimentos prévios sobre o tema;· usar conhecimentos prévios extra textuais, pragmáticos e da estrutura do gênero.Um leitor maduro usa também, freqüentemente, procedimentos de controle e monitoramento da cognição e da atividade mental:· planejar objetivos pessoais significativos para a leitura;· controlar a atenção voluntária sobre o objetivo;· controlar a consciência constante sobre a atividade mental; · controlar o trajeto, o ritmo e a velocidade de leitura de acordo com os objetivos estabelecidos;· detectar erros no processo de decodificação e interpretação; · associar as unidades menores de significado a unidades maiores; · auto-avaliar continuamente o desempenho da atividade; · aceitar e tolerar temporariamente uma compreensão desfocada até que a própria leitura desfaça a sensação de desconforto.Alguns desses procedimentos são utilizados pelo leitor na primeira leitura, outros na releitura. Há ainda aqueles que são concomitantes a outros, constituindo uma atividade cognitiva complexa que não obedece a uma seqüência rígida de passos. É guiada tanto pela construção do próprio texto como pelos interesses, objetivos e intenções do leitor.



DICAS DE LEITURA DINÂMICA


1. Leitura de estudo (250 p.p.m.): Esta é a velocidade adequada para assegurar a compreensão, enfrentando textos complicados ou com vocabulário novo.
2. Leitura rápida (400-800 p.p.m.): Esta é a velocidade ideal para repasses, folhear relatórios, resumos e textos previamente lidos.

· Porque muita gente lê mais devagar do que poderia?

Por causa dos muitos maus hábitos de leitura que aprendemos desde criança. Um hábito é uma atividade repetitiva involuntária. A forma que lemos é um hábito. A boa notícia é que mudar um hábito de leitura é um processo simples, que requer um tempo relativamente curto, e que depende de nossas características particulares e da dedicação. Mais uma vez, a chave é praticar, praticar e praticar de novo!


Estes são alguns dos benefícios de incrementar a velocidade de leitura:


· Os hábitos de leitura que temos que tentar corrigir são:

1. Ler tudo com a mesma velocidade. Alguns textos são mais difíceis de compreender que outros. Temos que saber adaptar a velocidade de leitura ao nível de dificuldade do livro, e também ao propósito da mesma.
2. Ler devagar. Ler devagar fragmenta o material de leitura, ou seja, limita a perspectiva do que foi lido. Ler rápido permite captar conceitos com claridade.
3. Movimentos ineficientes dos olhos. Ao ler, as vezes os olhos tendem a regressar à linha que já foi lida. Também pode ocorrer que quando passamos de uma linha a outra, as vezes temos a tentação de vagar, em vez de passar diretamente à primeira palavra da seguinte linha.
4. Pouca superfície de fixação. Os olhos percebem entre 3 e 4 palavras cada vez que se fixam no texto. Este pequeno número de palavras que vemos é consequência da maneira que nos ensinaram a ler quando crianças: Palavra por palavra. Com treinamento, podemos chegar a ler, de uma só fixação até 12 palavras.
5. Reafirmação auditiva. A reafirmação auditiva consiste em recitar as palavras durante a leitura. Este é um mau hábito adquirido quando o professor nos fazia ler em voz alta, para ter a certeza de que estávamos aprendendo a relação entre as letras e os sons. A chave está em conseguir ler sem "dizer" as palavras, já que ao ler em voz alta limitamos a velocidade de leitura à velocidade da fala, que é muito mais lenta.
6. Distrações. As distrações internas e externas são verdadeiras "assassinas" da compreensão, já que rompem nossa concentração e nos obrigam a ter que reiniciar a leitura várias vezes.

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